fazemos arte

chãodebarro_afroempreendedorismo
Imagem retirada do perfil de Nega Suh no Facebook. Direitos autorais reservados.

Esta seção é destinada à divulgação do trabalho de pessoas e comunidades negras que se dedicam a oferecer produtos e serviços com o olhar negro, comunitário, afrocentrado e ancestral. A ideia é atualizar a lista com a ajuda de outras pessoas, por isso, preciso do máximo de nomes e contatos de pessoas e comunidades negras afro-empreendedoras.

Aíssa Matos – Fotógrafa. Coordena o coletivo ParÁfrica junto com Ana Carla Oliveira. O contato pode ser pelo Facebook.

Akomabu Studio Afro – Localizado no bairro da Terra Firme em Belém e comandado pela trançadeira Nazaré Cruz, o Akomabu atua com foco na ancestralidade africana e tem contribuído que mais mulheres e homens negrxs mantenham seus cabelos originalmente crespos e/ou cacheados por meio de penteados e diversos tipos de tranças africanas e pelos dreadlocks. Nazaré atende preferencialmente no studio, mas atende em domicílio para casos especiais. Faça contato pelo Facebook.

Ana Carla Oliveira – Fotógrafa especializada em retratar pessoas negras de diversas idades. Se você quer fazer um book, registrar um evento pessoal, institucional  ou comercial, as fotografias podem ser coloridas e/ou em preto e branco. Ana Carla também coordena o coletivo ParÁfrica junto com a fotógrafa Aíssa Matos. Contatos pelo Facebook.

Flávia Ribeiro – Jornalista freelancer, coordena a página Artemis junto com outras mulheres, integra o comitê impulsor paraense da Marcha das Mulheres Negras. Presta serviços de assessoria de imprensa, cobertura de eventos e divulgação. Para contratar, faça contato pelo Facebook.

Irmã Clemilda Andrade – Produz e comercializa bonecas negras de pano.

Juliene Abreu – Artesã e trançadeira na Arte na cabeça Penteados Afros. Trabalha com biojoias e acessórios elaborados em metais, pedras, sementes, búzios e demais matérias-primas nobres-alternativas.

Projeto Sociocultural Filhos do Quilombo – O projeto cultural Filhos do Quilombo, criado para fortalecer as distintas manifestações culturais das comunidades Quilombolas de África e Laranjituba, Moju-Mirí e Vila Caeté e demais, com objetivo de preservá-las e/ou resgatá-las e divulgá-las quando necessário. Dentre as diversas atividades desenvolvidas pelo projeto, estão: Música e dança, artesanato (macramê, vassoura de açaí, cestaría, artefatos em madeira, tala, cerâmica e etc.), oficinas de percussão, feira quilombola, produção de instrumentos musicais, poesia, lendas amazônicas, história dos homens escravizados na região, dentre outros. Veja no Facebook: Filhos do Quilombo.

RastaSuh Estilo Artesanal – Nega Suh é artesã, grafiteira e ilustradora. Em sua arte roduz bijuterias africanas e, objetos de decoração com reaproveitamento de materiais, reforma e reelabora alguns tipos de móveis como guarda-roupas, penteadeiras e bancos.

Rede Bragantina Economia Solidaria Artes & Sabores – Fazendo e acontecendo a Economia Solidária em REDE na AMAZÔNIA. São trabalhadorxs do campo e da cidade que se organizam para produzir, consumir e comercializar de maneira sustentável. São frutas, hortaliças, grãos, laticínios e carnes produzidas com respeito ao meio ambiente e sem utilizar substâncias que possam colocar em risco a saúde de produtorxs e consumidorxs. A loja fica na Travessa Lomas Valentinas, nº 1126, Belém. Contatos pelo telefone 3276-0387 e pelo Facebook.

Rafaiyah Tranças – Tranças e penteados africanos. Atende em domicílio, participa de eventos, ministra oficinas e aceita convites para participar de ações políticas. Contato pelo Facebook.

Nega Neguinha – Nega Neguinha é uma Grife que visa valorizar a estética feminina, em especial da Mulher Negra. Enfatizando sua ancestralidade e essência de mulher livre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s